Tauá foi escolhida para a implantação da primeira usina solar de geração de energia em escala comercial do Brasil. A inauguração dessa usina solar, batizada de MPX Tauá, será na próxima quinta-feira ( 4 de agosto ). A MPX Tauá já está em funcionamento, tendo uma capacidade inicial de 1MW , podendo abastecer 1500 casas.
A UECE ( Universidade Estadual do Ceará ) fez um acordo de cooperação para estudos e pesquisas com a MPX e fará o monitoramento dos dados obtidos na operação da usina solar. Isso pode ajudar na evolução do conhecimento sobre a fonte no Brasil.
Mas, o que essa notícia tem haver com o nosso foco central (ENEM)?
Analizando o histórico da prova do ENEM não fica difícil constatar que o tema ENERGIA tem papel importante em sua pauta. Além disso, as energias renováveis, como a solar, são temas atuais nesse período de preocupação global com o meio ambiente. Sendo assim, é importante conhecermos um pouco sobre esse tipo de energia:
A energia solar é uma alternativa renovável e limpa de energia, pois não emite poluentes.
A obtensão dessa energia é feita de duas formas: direta e indireta.
A forma direta é feita através de células fotovoltaicas, que são placas feitas normalmente de silício. Essa células convertem a energia solar em energia elétrica, pois os fótons emitidos pelo Sol incidem sobre os átomos, emitindo elétrons que geram corrente elétrica.
A forma indireta é feita através de usinas construídas em áreas de intensa insolação. Os raios solares, nessas áreas, atingem a Terra de forma intensa e perpendicular. Nesses locais são instalados centenas de coletores solares.
Alguns países se destacam na utilização da energia solar: Estados Unidos, Alemanha, Japão, Indonésia, Israel. Em Israel, o uso da energia solar chega a ser tão comum que cerca de 70% das casas possuem painéis solares.
Os locais ideais para a implantação dessas usinas solares são os ensolarados e secos ; características da cidade cearense escolhida para a implantação da nossa usina: Tauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário